quinta-feira, 29 de março de 2012

5 razões para Jogos Vorazes ter sido um sucesso

Com uma ótima estréia em um fim de semana, Jogos Vorazes se tornou o novo filme dos holofotes. Mas será que é cedo falar que é o "Mais novo fenômeno" tanto quanto HP e a Saga Crepúsculo? Os números em bilheteria conquistados dizem que sim. Então faço agora uma pequena lista de 5 motivos que levaram a saga de Suzanne Collins ao sucesso.


 









Vamu nessa?? 1, 2, 3... GOOO!!!


Razão 1: A História





Quer escrever um livro? Quer que ele bombe e que todos leiam? Bem, faça um enrendo que prenda o leitor do começo até a ultima página. Que faça com que ele pense: "Eu preciso ler essa continuação e ver no que isso vai dar, como esse personagem vai sair dessa." 


E foi exatamente isso que Collins fez. 


Não vou escrever aqui a sinopse porque a Wikipédia tá aí pra isso. Mas posso escrever que não tem como não se prender a Katniss Everdeen e a sua coragem e determinação que fazem com que ela vença os jogos. O livro tem sim uma pitada, mas não chega a se concentrar em romances ou triângulos infantis. Estamos em uma espécie de Olimpíadas mortais, onde é matar ou morrer, então não vá ao cinema (ou em dvd) esperando por isso. 


A história tem uma mensagem bem mais superior ao de Harry Potter ou Crepúsculo. Estamos falando de um governo autoritário e de um povo pobre em que toda a grana é concentrada na Capital e a miséria nos Distritos. Nada de escolas de bruxaria, ou de garotas submissas a vampiros e lobisomens. Esqueça a Bella ou Hermione. Estamos falando de algo bem mais adulto.


"Em chamas", sequência do primeiro livro, está marcado para novembro de 2013 e promete um começo de rebelião contra A Capital. A personagem principal mostra para que veio, além de vencer jogos ela irá ser líder de uma grande revolução.


Com um bom enredo, o livro conquistou seu espaço ficando por 130 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times.




Razão 2: O Diretor


Fazer adaptações de livros não é fácil. Estamos falando de adaptar várias páginas de um livro traduzidas em 120 minutos ou menos, ainda ter que ouvir o chororô dos fãs dizendo o que precisa ter no filme. Com certeza essa é a parte mais complicada na coisa toda. Fã que é fã quer ver suas partes favoritas na tela grande. 


E foi isso que Gary Ross fez.


Chamou a escritora e deixou que ela acompanhasse todo o processo, desde a escolha do elenco, a pequenos diálogos entre as cenas, dizendo o que ficava ou não bacana e o mais importante: Sendo fiel ao livro.


Ele não poupou as cenas de ação e chamou a Jennifer Lawrence (Katniss) e o Josh Hutcherson (Peeta) para brincar. Ele conseguiu com que um livro com um contexto violento fosse visto por adolescentes e jovens. Dando assim um ar menos violento do que o livro propõe.


Gary Ross nos bastidores com Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson


Agora o que está deixando os fãs ansiosos é pela resposta do diretor em assinar ou não, para dirigir os demais filmes. "Quando vi o produto finalizado pensei comigo mesmo: Eu quero continuar a história da Katniss" disse. 


Tudo indica que sim ;D


Razão 3: O Elenco


Quando Gary Ross escalou quem ele queria e quando a Suzanne Collins deu a palavra final, eles acertaram em algo principal: que seus atores fossem no mínimo conhecidos entre o público e também pela crítica. E isso foi o que aconteceu.


Começando pela protagonista. A atriz Jennifer Lawrence tinha esses dois aspectos a seu favor: público e crítica. Ela teve mais destaque sendo a Mística no elogiado X-Men: Primeira Classe, e teve uma indicação ao Oscar em "Inverno da Alma". Dois aliados que fizeram com que ela já fosse a favorita antes mesmo de conseguir o papel. A atriz tem um currículo de filmes independentes: Vidas Que Se Cruzam”, com Charlize Theron, e “Um Novo Despertar”, dirigido por Jodie Foster e estrelado por Mel Gibson. As revistas já afirmavam que ela era a favorita para ser a Katniss e é claro, foi o que aconteceu.




Liam Hemsworth (Gale) nem preciso comentar né? Irmão do Thor (como Eric fala ;D), o Chris Hemsworth, e namorado (noivo?) da Miley Cyrus, é figurinha carimbada no universo teen. Fez a adaptação do livro de Jordin Sparks "A Última Música" ao lado de sua atual namorada.






O que falar do Josh Hutcherson? ABC do Amor, Viagem 2, Ponte Para Terabitia, Zathura... Ele já tem um histórico nesse meio. Fora que ele teve um rápido affair com Vanessa Hudgens (Série High School Musical) enquanto que filmava Viagem 2.




Também não deixo de lado as performances de Woody Harrelson (Haymitch) e Elizabeth Banks (Effie).




Todo o elenco mostra uma afinidade incrível. Preciso destacar a relação bacana de Jennifer Lawrence com o Josh Hutcherson.
Apesar da atriz ser namorada do Fera dos X-Men: Primeira Classe (Nicholas Hoult), ela e o seu companheiro de filme que interpreta o Peeta, mostram simpatia e tranquilidade nas entrevistas e comentários.


Sendo perguntada sobre sua química com o seu colega, ela brinca: "O Josh realmente é o Peeta no set. Ele é charmoso, legal e doce. É como um cachorro lambendo o seu rosto. (risos)" Sendo perguntado a mesma coisa ele diz: "O problema é que é difícil fazer as coisas quando estamos juntos. Fico impressionado por nós respondermos tantas coisas nessa entrevista. Porque começamos a falar entre nós e acabamos conversando coisas aleatórias. É divertido. Realmente nos damos bem." 


Veja abaixo a entrevista dos dois completa:




Razão 4: A Publicidade e Crítica




E eles disseram nos posteres: "O Mundo estará assistindo." E não é que deu certo mesmo?


Incrível como o marketing e a publicidade imposta aos filmes mais esperados são imensas. Aqui no Brasil, isso está funcionando após o lançamento do filme e vemos isso nos números de exemplares vendidos nas livrarias.


Lá nos States a coisa foi bem diferente. O longa já estava sendo propagado aos quatro cantos há mais de dois anos atrás, com a Lions Gate passando a lista das concorrentes ao "cargo" da Katniss, passando datas e mais datas de lançamento aleatórias de começo de gravação e lançamento. Tudo isso não passava de divulgação.


O lance jogado como sendo "o mais novo fenômeno tão grandioso como a saga Crepúsculo e Harry Potter" assustou alguns fãs brasileiros, mas aproximou ainda mais os americanos. Isso pelo fato de que o livro da Suzanne Collins já ser um grande sucesso lá fora.


Como todos sabem que brasileiros são muito atrasados mesmo, apenas agora o livro ganha notoriedade ficando em primeiro lugar nos mais vendidos. Mas isso é comum aqui no Brasil né? =|


Acredito que não apenas a publicidade favoreceu a Jogos Vorazes, mas também a crítica norte americana. Ela serve tanto para favorecer ao máximo um filme (como foi o caso), ou acabar de vez com ele (como foi com John Carter - Entre Dois Mundos).
Todas as críticas de revistas, jornais e programas falavam uma mesma língua: "Vá ao cinema. É um ótimo filme." Não foram poupados comentários sobre a nova atriz (de apenas 20 anos, mas com uma boa bagagem de filmes), que realmente deixou os críticos muito mais apaixonados do que antes considerando assim como "A atriz do ano" pela People


Uma das críticas mais bacanas que curti brasileira, foi ao do Zeca Camargo sobre o longa em seu blog, que traduz bem o que a crítica fala ;D


Razão 5: O público
Jennifer Lawrence na premiere de Jogos Vorazes em LA
Sim! Se não fosse por nós o povão, nada disso daria certo. Pelo menos o povão americano né? Aqui a recepção não foi tão calorosa quanto lá, mas mesmo assim rendeu um bom número de pessoas ao cinema.


Quando se é vendido uma boa quantidade de exemplares, fica fácil pra qualquer empresa cinematográfica sacar que se adaptar o mesmo livro para a tela grande é sucesso garantido. Mas nem tudo é tão fácil assim, claro.


Há vários tipos de negociações, reuniões entre a empresa e o escritor, fora que ainda existe a pressão dos fãs, da mídia, da crítica. Diversos filmes adolescentes lançados da literatura juvenil americana, não foram uma maravilha como esperavam. 


Um grande exemplo foi Percy Jackson e o ladrão de Raios. Apenas agora o Fox está em fase de desenvolvimento da continuação (O Mar de Monstros), tentando mais uma vez emplacar a série. O baixo rendimento em bilheteria e a critica fraca, fez com que o filme adolescente rendesse apenas mais reconhecimento para o Riordan.




Como já escrevi aqui, é difícil livros juvenis emplacar em uma grande série como foi HP e está sendo A Saga Crepúsculo. O público alvo é difícil de ser agradado. Existe a fórmula, a equação certa. Uma dose de cada coisa para que tudo dê o esperado. E foi o que Jogos Vorazes conseguiu. Um bom entretenimento inteligente, e que nos passam uma mensagem boa e humana.


"E que a sorte esteja sempre com você ;D"


Quebrado por Camila Laís (@kmilalais)


Ps: Não perca o meu post "5 razões para Os Vingadores ter sido um sucesso". Eu já tô prevendo isso, é claro!




1 Rachaduras:

"Ps: Não perca o meu post "5 razões para Os Vingadores ter sido um sucesso". Eu já tô prevendo isso, é claro!"

HAHAHAHA... Marota toda!

Postar um comentário