Olha quem voltou!
Isso mesmo. Estamos de volta com mais um booklist saindo do forno, e se preparem porque este não será o último (e os próximos não serão em intervalos de quase um ano. rs)
E quem assina o booklist de hoje é Bianca Rubens. Antes de mais nada, deixe-me explicar quem é ela.
Na verdade a forma como a gente se conheceu não foi nada tradicional (se bem hoje tem sido mais comum). Em uma bela tarde de domingo - antes de ontem - recebo o convite de ir a um encontro de skoobers de Recife (skoobers = usuários do Skoob) que começaria em 10 minutos após o convite. Chegando ao local, encontro uma galera antes pra mim desconhecida sentado no chão da livraria Cultura. Socializamos. Conversamos. Twitter. Blog. Convite. Booklist. Hoje.
E vamos à lista, que, por incrível que pareça, começa com o mesmo livro do booklist de Vitória Cabral.
01 - O Morro dos Ventos Uivantes
Emily Brontë enriqueceu a literatura inglesa com apenas um único romance que se distinguiu no gênero pela narrativa poética, estrutura incomum e ausência de digressões. O Morro Dos Ventos Uivantes (1847) ambienta-se em Yorshire do século XVIII e narra a história de duas famílias - Linton e Earnshaw - unidas pela paixão e pelo ódio. A intensidade dos sentimentos ultrapassa até mesmo os cânones românticos. O Morro Dos Ventos Uivantes é um dos mais importantes clássicos da literatura inglesa e mundial. Uma autêntica obra prima.
Amo-o, mas virou meu medo após Crepúsculo. De inicio achei o livro muito chatinho, mas continuei a ler pois minha amiga me falou super bem dele e me deu um exemplar de presente. Após algum tempo, me apaixonei pelo livro, mesmo estando em tempos de final na universidade, não consegui parar de ler.
Narrado em primeira pessoa, seu autor é Brás Cubas, um "defunto-autor", um homem que já morreu e que deseja escrever a sua autobiografia. Nascido numa típica família da elite carioca do século XIX, do túmulo o morto escreve suas memórias póstumas começando com uma "Dedicatória": Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas memórias póstumas.
Não li muita coisa de Machado de Assis, mas posso dizer que este livro (assim como os outros, mas especialemnte esse) é agradavelmente muito legal.... Machado tem umas "sacadas" muito boas, ele mostra como as pessoas conseguem não mudar muita coisa desde que os séculos se passam.
03 - Os Sofrimentos do Jovem Werther
Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774) é um romance de Johann Wolfgang von Goethe. Marco inicial do romantismo, considerado por muitos como uma obra-prima da literatura mundial, é uma das primeiras obras do autor, de tom autobiográfico - ainda que Goethe tenha cuidado para que nomes e lugares fossem trocados e, naturalmente, algumas partes fictícias acrescentadas, como o final.
Não é um livro, ao meu ver, que seja apaixonante aos olhos de todos, mas particularmente o achei muito bom, apesar de todo o "melodrama" de Werhter.
04 - Admirável Mundo Novo
Admirável Mundo Novo (Brave New World na versão original em língua inglesa) é um livro escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais chamada "soma". As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe.
É um livro que particularmente eu amei.
05 - O Retrato de Dorian Gray
Este "Retrato de Dorian Gray" é curioso. Um jovem que se envaidece de si mesmo, que se torna amante de si mesmo e da arte abstrata e pura, e que em seu nome de inanidades sociais, insensibiliza, diagnóstica e se auto-desculpa. Não há redenção naquele jovem, mesmo quando acaba por querer mudar de vida, já que o faz pelo fato novidade, pelo amor ao novo, à arte de viver... Cheia de ilustrações que ele já quase tinha esgotado numa vida sensaborona e sem interesse humano do que a vilanização do ser...
Sou muito suspeita pra falar, Dorian Gray é minha paixão platônica dos livros.
06 - Incidente em Antares
No ano de 1963 em 13 de dezembro morrem sete pessoas em Antares. Como os coveiros estão em greve, os defuntos passam a vagar pela cidade, vasculhando a intimidade de parentes e amigos. Devido a sua condição de defuntos, podem fazer isso sem temer represálias.
Erico Veríssimo é um autor pelo qual eu sou apaixonada... e este livro é muito bom de ler.
07 - Emmeline
A autora se envolve na história misturando-se aos pormenores da vida de Emmeline. A persongaem é descrita minuciosamente na primeira parte do livro. Sua infância, seu cotidiano, responsável pela formação de suas primeiras emoções, de seus sentimentos.
Na segunda parte, Emmeline já é adulta. Relembra a adolescência precoce, o trabalho desenvolvido desde cedo nas fábricas para poder sustentar sua família. É nessa fase que faz uma viagem a Lowell e conhece um homem casado, com quem mantém suas primeiras relações sexuais.
Engravida e acaba perdendo o bebê. De volta a cidade natal, lamenta a morte da criança e acaba descobrindo que a relação era incestuosa.
É um romance que eu amei, até porque eu sempre gostei da revolução industrial (nas aulas de história) e sempre gostei de romances... A autora juntou os dois com uma pitada de drama (drama mesmo... kkk) e deu no que deu.. amei.
08 - Largo do Desterro
O livro conta a história do major Ramiro Taborda, que sobrevive a todos seus contemporâneos. Conheceu D. João VI e Getúlio Vargas, andou de carruagem e automóvel, e acompanhou a evolução da moda - dos vestidos fechados ao biquíni. Vive sua experiência existencial com a sensação de que a morte o esqueceu, sem saber se foram os outros ou se foi ele que enlouqueceu.
Josué Montello era uma cara de quem eu queria ler alguma coisa... não sei porque eu queria muito ler algum livro dele, até que fui no sebo e achei este livro. É um romance bem agradável, posso dizer que de certa forma superou minhas expectativas.
09 - Serial Killer - Louco ou Cruel?
Primeira coletânea sobre Serial Killers elaborada por uma escritora brasileira. Este livro é composto por duas partes. Na primeira são expostas informações e características psicológicas e físicas sobre os Serial Killers. Na segunda, casos reais clássicos de Serial Killers internacionais.
Esse eu também amei, até porque sempre gostei muito deste tipo de tema. Pra quem gosta é muito interessante, super indico...
10 - Anjos e Demônios
Angels & Demons (Anjos e Demônios no Brasil) é um romance policial do escritor Dan Brown que conta a primeira aventura de Robert Langdon. Foi publicado originalmente pela editora Pocket Books, em 2000, Sextante no Brasil e Bertrand em Portugal. O livro utiliza a idéia de um histórico conflito entre ciência e religião, em particular entre os Illuminati e da Igreja Católica.
Tenho que colocar best-seller também. É um livro de fácil leitura e prende sua atenção facilmente, pelo menos prendeu a minha... Tive muitas expectativas quanto à chegada do filme na época que estava lendo o livro.
Agora é ver qual livro te interessa e correr pra pegar na livraria. Se você também quer mandar sua booklist para nós, é só enviar para o quebrandocio@gmail.com.
Boa semana!
Quebrado por Eric Jones
4 Rachaduras:
Ai gente preciso ler :s
Uma das minhas promessas é terminar ao menos dois livros esse ano, um grande feito já que ano passado; nem comecei.
Noussa, Dih...
Dois livros por ano?
Vamos lá, hein?!
Já terminei um esse ano!
Dessa lista aí me interessei por Anjos e Demônios por causa do filme, embora não tenho boas experiências com livros e adaptações de filmes, mas tudo bem.
Outros que me interessei foram Largo do Desterro e Incidente em Antares... parecem ser bastante interessantes.
XD
adoreei a lista, sério :)
gostei de todos, mas me interessei mais pelo livro Admirável Mundo Novo, já vou colocar na minha lista de livros a ser lidos esse ano *--*
Bi, minha inspiração! (L)
Postar um comentário