quinta-feira, 23 de setembro de 2010

No poleiro da semana, quem pia sou eu!

Quer andar de carro velho, amor? Quem sabe outro dia...


Galerê, antes que alguém estranhe e pergunte, o título do post (No poleiro...) é devido à continuidade de uma corrente entre blogs criada pela Semana de Publicidade UFPE @SemanaUFPE. Dando uma olhadinha no blog, vocês entenderão do que se trata.

Massss...
Vamos ao saude é o que interessa, e o resto não tem pressa..

 E realmente não tem.



Acho que nem todos sabem, mas hoje (22/09) ainda é o Dia Mundial Sem Carro.
Sim... por um mundo melhor! =D



Bem... ao contrário do que muita gente pensa... essa mobilização não é tão nova assim, ela acontece desde 1998 na França, embora só tenha sido introduzida aqui no Brasil em 2001. O que a data sugere é que durante um dia todos deixem de andar nos seus confortáveis poluidores carrinhos e procurem outras formas de se locomover, pode ser a pé, de busão, de trem/metrô, de bicicleta (a mais utilizada) ou, pra quem tem aquela velha preguicinha, a carona solidária. Na grande maioria das cidades do país, bicicleatas (sim. é esse o termo) foram feitas como maneira de mostrar o apoio à data. Ex: Jaboatão dos Guararapes, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória.

Marginal Tietê
Assim... sei que nem todo mundo vai abrir mão do conforto pra contribuir por um mundo mais limpo pela boa causa, mas quanto mais gente participando, melhor. Já imaginou ver a Marginal Tietê livre, vê que maravilha! E, pra quem é daqui de Recife, já imaginou a Rosa e Silva, Caxangá, Agamenon Magalhães, todas elas sem trânsito. Acho que nunca é tarde pra tentar, né?
Agamenon Magalhães

E é claro que o mundo publicitário não ia perder uma oportunidade dessas!
Aproveitando o movimento mundial, algumas empresas oportunistas espertinhas aproveitaram pra fazer suas propagandas.

Pra começar, vamos ver a da WebMotors. O vídeo mostra Edgar indo para o trabalho. Ele optou por ir de bike e, pra mostrar todo o trajeto, ele colocou na traseira do veículo uma filmadora.


Créditos do vídeo ao @dihpardal, o qual deu todo o inside pro post!

A SWU (Starts With You - Começa Com Você) organizou um flashmob em São Paulo. A ideia foi reunir pessoas a pé, de bike, patinetes, skates e também patins pra dar uma volta numa das mais movimentadas avenidas, Av. Paulista, e tem mais... foi bem no horário de pico, às 18h. O evento foi apoiado e patrocinado pela linha FAST da Nestlé.



A Yahoo! lançou um hotsite exclusivo pra quem gosta de andar sobre duas rodas (ñ motorizada, hein?). A ação é legal. Na página virtual têm dicas e matérias sobre segurança, saúde, trânsito e os melhores lugares da cidade pra dar uma pedalada. Eles lançaram no twitter, também, a hashtag #socialbike que vai acompanhada de assuntos relacionados ao tema. E mais: se o perfil , também criado pela Yahoo!, @Social_Bike conquistar 3.000 seguidores, a empresa doará um bicicletário para a cidade de São Paulo. É só vantagens!


Dando continuidade ao tema, a Caloi lança um filme de 1'42" intitulado Plano B. Na minha opinião um vídeo com poucas palavras que consegue passar a mensagem principal.


Créditos à @ManuelaMoraes por indicar fontes para essas duas últimas peças

 A mais engraçada de todas que eu achei vem agora. Lançada pela Fundação SOS Mata Atlântica, a campanha "Vá de Galinha" (nome bem sugestivo, né?) também sugeriu que todos deixassem seus carros. Mas porque esse nome? Então... o trânsito em São Paulo, segundo a Folha, é de 15 Km/h no horário das 15h às 20h, velocidade tal que se assemelha à de uma galinha.
Para a organização, a campanha mostra, de forma descontraída, os motivos pelos quais os motoristas podem passar a usar outras formas de transporte. "Esse animal [galinha] não polui, é claro que emite gases às vezes, mas não se comparam com a emissão de 43 milhões de toneladas de gás carbônico dos veículos paulistanos. As galinhas não usam combustíveis fósseis, gostam de milho e não de petróleo, portanto, tudo que consome volta para natureza sem degradar os recursos naturais e nem o que resta de Mata Atlântica, seus 7%. E para produzir uma galinha não precisa de gases pesados ou grande quantidade de energia, basta um ovo", afirma a nota sobre o lançamento da campanha. "No final, o placar é no mínimo 3x0 para a galinha. É com essa simples e comparativa brincadeira, que queremos mostrar como podemos rever nossos conceitos"
Fonte: Folha.com















Deu pra perceber que o dia ontem foi bem movimentado, né?!?! =D

E passando adiante a corrente, a Semana convoca as blogueiros Manuela Moraes (http://joyandthoughts.wordpress.com) e Biah e Gabi (junto com sua tropa) (http://quemcurtte.wordpress.com).

Quebrado por Eric Jones

2 Rachaduras:

Ficou ótimo o post. Parabéns à equipe do blog!

É verdade, ficou ótimo.. gostaria de ter lido antes do dia 22.. mas tá valendo, já me programo pro ano que vem.. abraços \õ_

Postar um comentário