segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Êta Fruto Bão, Sô.

Imagine a situação...
Você andando num bosque, ou numa mata... de uma lado uma macieira e uma mangueira, do outro um cajueiro e uma jabuticabeira...
E você continua andando... passa entre os pés de carambola, jambo, laranja, goiaba e acerola.... e você pode desfrutar plenamente de todos esses frutos...
Ainda andando, entre as árvores, você avista um galho e não consegue distinguir qual é...
Daí você vai verificar e repara que num galho só essa árvore dá os nove frutos... mas analisando direito... você descobre que a não são nove frutos... é um fruto só contendo todos os outros supostos frutos...

Estranho, né?

Pior que não... pra quem já é familiarizado com a Bíblia, sabe que isso é normalmente possível... mas óbvio que a ideia da árvore seja apenas uma metáfora...

Mais especificamente, em Gálatas 3.22 e 23, a bíblia diz "mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, humildade, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."

Destaquei a palavra fruto pra deixar bem claro que é apenas um só. Já vi e ouvi pessoas se referindo ao texto dizendo que são frutos... o que perde na verdade a beleza do texto... O que intriga é justamente o fato de que todas essas virtudes vêm de uma única fonte: o Espírito Santo. O que torna a coisa bem definida, pois, ou se tem o fruto com todas as virtudes, ou não se tem nenhuma.

Depois de meditar um pouco sobre esse fruto, eu resolvi colocar só algumas definições do que seria o caráter de cada um...

O FRUTO DO ESPÍRITO
Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama "o fruto do Espírito". Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus.



“Amor” (caridade)
(gr. agape), i.e., o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14).





“Alegria”
(gr. chara), i.e., a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl
119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8; ver Fp 1.14).






“Paz” (gr. eirene), i.e., a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20).





“Longanimidade”
(gr. makrothumia), i.e., perseverança, paciência, ser tardi
o para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1).







“Benignidade”
(gr. chrestotes), i.e., não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1Pe 2.3).









“Bondade” (gr. agathosune), i.e., zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13).





“Fidelidade”
(gr
. pistis), i.e., lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).




“Humildade” (gr. prautes), i.e., moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20).




“Domínio Próprio”
(gr. egkrateia), i.e., o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5).






Pensamento
: Quando o Espírito está vivo nos nossos corações, o caráter de Deus se torna vivo nas nossas vidas, à medida que o Espírito trabalha para nos conformar mais e mais à imagem e caráter de Cristo (2 Coríntios 3:18).


Quebrado por @jonesleuthier

2 Rachaduras:

Ah; que lindo.
No começo me lembrou o livro, O Dia Do Curinga que falava de uma bebida assim.

Gostei do post.

nossa, gosteei muito!
Lindo Post Eric, e bela reflexão!!! ..

aah, e preciso falar das fotos tb, ficaram ótimas :)

Postar um comentário