sexta-feira, 20 de maio de 2011

Smallville 10 anos | Crítica "Finale"


Mais um post especial com a tag Smallville 10 anos e hoje, (com muito orgulho ^^D), trago pra vocês minha opinião sobre o ultimo episódio intitulado "Finale" que foi exibido dia 13.

Então é em 3, 2, 1.... GOO!!


Sabe aquele gostinho de "até que enfim", de você querer e sonhar em fazer isso por praticamente uma década? Quando eu comecei a assistir a série eu pensava: "Quando será o dia que vou poder vêr o final de tudo isso?" Criei até finais em minha imaginação, mas nada comparado ao que eu vi e vou pelo menos tentar fazer uma review digna.

Foram longos dez anos, com altos e baixos (mais baixos do que altos eu sei ¬¬''), mas não podemos deixar de lado que a série alcançou um nível inédito na tv. Poxa, foram 218 episódios. 10 anos. Acho que não pudemos deixar passar em branco. Com um público fiel e certo, a série se sustentou a trancos e barrancos, com um orçamento fraco pra estórias que pediam efeitos bacanas, com tramas as vezes surreais e monótonas que muitas vezes caíam na mesmice. Assim foi Smallville.

Mas qual a história antes de tudo isso?


A CW, canal que exibiu a série (uma espécie de Redetv aqui no Brasil), desde 1999 tinha planos de fazer uma série que mostrasse a juventude de algum super-herói. Mostrar a adolescência de Bruce Wayne foi a mais cogitada, porém com o fiásco do ultimo filme (quem não se lembra de Batman & Robin e o seu Arnold Schwarzenegger de gelo? #FREAK), o projeto foi engavetado. Foi então que Alfred Gough e Miles Millar entraram na jogada e ofereceram uma versão juvenil do homem de aço (já que o herói estava praticamente esquecido pela mídia). Em outubro de 2001 nascia Smallville com o Clark Kent do Tom Welling.

Mas deixo a critica das temporadas para um futuro próximo. Agora vou me concentrar no principal: Finale

Uma palavra para o ultimo episódio? N O S T Á L G I C O. Não preciso falar mais nada. Mas uma review que se preze precisa de mais, então vamos nessa...

Mostrar minha queridíssima Chloe nos primeiros segundos do episódio (de 80min), como mamãe e lendo uma revista em quadrinhos, contando um resuminho da estória de Clark para seu filho loirinho foi perfeito. A minha nostálgia começou daí.

Ao decorrer do episódio foi mostrado muito de Clark e Lois. Vêr o desenvolvimento do casal desde sua 4º temporada e perceber o que eles se tornaram hoje, foi sensacional. Destaco a linda cena de entrada na igreja em que ela percebe que ele não está no altar (não tem como não ficar apreensivo junto com ela nessa hora), a música da cena, Jonathan da imaginação de Clark e seu sorriso doce olhando para ele. Eu fiquei com um meio sorriso bobo no rosto em toda essa sequência ^^D


Referências ao Superman foram visto em diversas cenas, principalmente na reta final e nos ultimos minutos em que tivemos um incrível flashforward digno de espera de uma década.


Pontos altos do episódio:

• Ultimos minutos: O salvamento do avião, o incrível vôo e os segundos finais com a trilha maravilhosa dos filmes do Superman e ele abrindo a camisa na cobertura do Planeta. Por alguns segundos eu mergulhei nas páginas dos quadrinhos! Até os créditos finais com o efeito dos créditos iniciais do filme do herói foi motivo de homenagem!


• A loirinha mais geek de todos os tempos e melhor amiga do nosso herói, sendo mais uma vez o anjo protetor de Clark. Por que será que é sempre ela que percebe as coisas antes dele? Quem ia desconfiar que aquele anel de casamento era de krptonita dourada? Só ela!

• Diversos diálogos incríveis e que te fazem refletir em diversos momentos. Citações lindas e as vezes piegas, mas não tem como não se emocionar com as conversas com tom de despedida dos personagens.

• A bela participação dos pais de Clark. Tudo muito emocionante. Principalmente a cena no celeiro. Sim! Eu chorei!


• A volta de Michael Rosembaum (Lex Luthor) a série. Quando uma pessoa sabe o que faz, ela pode passar anos sem voltar a fazer o que sabe de melhor, mas quando volta faz perfeitamente. Parece que ele nunca saiu do programa.


• O jeito que foi mostrado o momento que Clark aprende a voar. Foi todo um contexto que fez sentido. Dei um suspiro de alívio ao perceber que não foi algo corrido e nava a ver. Aquele momento mostrou o quanto que ele estava pronto e o vôo foi apenas uma consequência. Essa cena foi até abafada pela excessiva carga de informações ao longo do episódio.


Pontos baixos:

• A luta fraquíssima entre Oliver e Clark. Em toda a temporada se criou a espectativa de que Oliver iria ser dominado por Darkside e de que iríamos ter um confronto bem mais divertido. Não o fíasco que foi.

• O confronto frente à frente: Clark x Darkside. Mais uma vez os produtores erram. Colocam um vilão a temporada toda para apenas mostrá-lo em alguns instantes do último episódio da temporada. Talvez o único que teve uma luta até boazinha mas não digna, foi no ano anterior com Zod. Mas só. Frustração total. #FAIL 


• O que aconteceu com o Tom Welling vestido de Super? Apenas tivemos câmeras ao longe mostrando um Clark computadorizado, e apenas uma capa esvoaçante. Quando iríamos ter um clôse do ator, fomos substituídos pelos quadrinhos. Motivos? Dizem que a DC Comics pediu um cachê tão gordo para que veiculassem a imagem do ator ao herói, que os produtores do programa tiveram que se contentar com essas tomadas ao longe. Outros dizem que foi o próprio Welling que não quis aparecer com o uniforme, fato que já foi desmentido pela capa da revista "Time" especial ao seriado.


<><><><>
<>
Único vislumbre real do ator com o uniforme 

 • Tudo muito corrido. Vilões que passaram a décima temporada toda tramando a destruição do mundo como Vovó Bondade, Desaad e Gordon Godfrey, sendo aniquilados por uma simples flechadinha? #AFF! E sério que aquele planeta estava colidindo com Terra? Por quê pelos os seus habitantes (nós) não pareciam nem um pouco preocupados. Cadê o desespero, o corre-corre, sei lá! #VIXE


No geral, "Finale" foi feito para os fãs que acompanharam a série. Para as pessoas foi apenas um final de um programa sobre um super-herói, sem dúvida. Os produtores apelaram das lembranças. Houve muitas recordações e flashbacks de momentos memoráveis dos personagens desde "Homecomming" (epis. 200). Até o resumo nos primeiros instantes do seriado foi feito para os fãs. E acho que são eles (e eu) que mais amaram esses 80 minutos de emoção e despedida.

Nota (como fã): 10
Nota (crítica): 8.5

Já deixou saudades. #SmallvilleFinalle

Quebrado por @kmilalais 

6 Rachaduras:

O artigo traduz o que foi o episódio ''FINALE'',emocionante e carregado de nostalgia,confesso que nas cenas finais,as lágrimas vieram forma surpreendente.Smallville estará para sempre em nossos corações !

Concordo com o Edimar.Foi tudo muito elaborado para quem assistiu durante todo esse tempo. Me identifiquei com seus pontos bons e ruins. Parabéns.

Meu irmão, tenho orgulho dessa menina fazer parte do blog! =D
Que post massaaaa!
Digno de uma fã do seriado!
Muito boa a crítica. Embora eu não tenha assistido (agora já lis vários spoilers), eu tenho certeza de que deve ter sido MUITO massa!
=D
Bom... eu ficaria voando, né? Até porque não cheguei nem a assistir uma temporada completa eu acho.
Vlw, Camila!

Bem como agente já tinha conversado o nosso ponto de vista é quase o mesmo !

Otimo post... pena que smallville acabou né =(

Mas agora é se voltar pra SUpernatural ^^D

PS. A luta entre Clark e Oliver não tinha como ser boa... afinal Oliver é só um mero mortal perto do Homem de aço....

Rodolfo Scofield

A serie deveria ter acabado na setima e pior é saber que o simbolo do super ter uma força muito grande financeira e nem assim fizeram um final decente........

Postar um comentário