sexta-feira, 27 de maio de 2011

Agora é a vez da música

Oii gente, tudo bem?

Recentemente eu estava dando uma olhadinha em alguns blogs alheios e achei uma matéria muito interessante sobre as 8 músicas que marcaram a história, e resolvi compartilhar com vocês :)

Fenômenos como "vou não, posso não, quero não" (--') sempre vão aparecer no cenário musical, não só músicas nacionais, mas algumas pérolas internacioanais também, nem vou falar de Rebecca Black, heuheuheu, mas nesse meio sempre vão ter aquelas músicas que realmente valem a pena passar horas ouvindo, certo que hoje tá difícil, mas enfim...

A Revista Super Interessante fez um levantamento das 8 músicas que marcaram a história, gostando ou não, foram músicas que de alguma forma influenciaram o mundo... então vamos lá:


Greensleeves (séc. XVI):
Tem gente que acredita que a música é de autoria de Henrique VIII em homenagem a sua então amante Ana Bolena, outros dizem que é de Mozart. Mas a verdade é que há registros de que ela já existia cerca de 200 anos antes de o compositor austríaco ter nascido e sua origem real é desconhecida. Se hoje ela toca em caixinhas de música, no século XVI ela serviu de inspiração para Shakespeare , foi tema de quadro de Rosseti (séc. XIX) e aparece até na ópera Turandot (séc. XX). Influenciando artistas e movimentos há tantos anos, deixou sua marca na história.



-especialmente para as mulheres e suas caixinhas de músicas, dá até vontade de chorar, rs 


Eroica – Beethoven (1804):
Seria possível fazer uma lista só com as sinfonias de Beethoven que marcaram a história. A mais conhecida e considerada um ícone da música erudita é a Nona Sinfonia. Mas a terceira, chamada também de Eroica, é tida como marco do início do período romântico pela renovação na música clássica que promoveu. O seu segundo movimento (a sinfonia é dividida em quatro) é a conhecida "marcha fúnebre" que foi entoada, entre outros momentos, no enterro das vítimas do atentado na Olimpíada de Munique, em 1972.

Amazing Grace – John Newton (1779):
John Newton traficava escravos para a Inglaterra e para os EUA nos idos de 1750 quando o seu navio enfrentou uma grande tempestade. Por ter sobrevivido, ele se converteu ai cristianismo e passou a pregar como pastor. Baseado em seu passado de salvação, compôs Amazing Grace, que se tornou um hino cristão e uma das músicas mais regravadas da história. Apesar de ser inglês, foi da cultura americana que ela virou símbolo. Quem nunca viu um filme hollywoodiano, até daqueles de high school, com uma turma inteira cantando "Aaaamazing grace! Howwww sweet the sound…". Mesmo se tornando um clichê, ainda faz parte do imaginário religioso e foi tocada em momentos históricos importantes, como nas homenagens às vítimas do 11 de Setembro.



Parabéns para você – Patricia e Mildred Smith Hill (1923):
Pode parecer ridículo para muita gente, mas Parabéns para Você (e sua versão original em inglês) é a música mais tocada do mundo e rende cerca de US$ 2 milhões por ano só com o direito autoral que é pago quando é executada em rádio e TV. Obrigatória em todo aniversário, e considere que todo mundo faz um por ano, ela tem certamente a letra mais conhecida do planeta. A música pode não ter criado um movimento nem representado uma geração, mas não tem que se atreva a dizer que um aniversário seria o mesmo sem o fatídico "parabéns"

-essa é realmente clássica, tinha que estar aqui ;)

Cross Road Blues – Robert Johnson (1937):
Considerada um dos maiores clássicos do blues, "Cross Road" simboliza o enxuto, mas influente repertório de Robert Johnson. Idolatrado por Eric Clapton, Rolling Stones, Led Zeppelin, entre tantos outros, ele morreu aos 27 anos e deixou de herança 29 canções, o suficiente para marcar gerações de músicos não só de blues, mas de soul, rock, etc.




Rock Around the Clock – Bill Haley (1954):
Ela não foi a primeira música de rock da história e seria só mais uma faixa no lado B de um disco. Mas eis que foi escolhida para a abertura e um filme (Blackboard Jungle), estourou nas rádios e acabou se tornando a responsável pela popularização do rock no mundo. O gênero mudou comportamentos, influenciou gerações e lançou um importante capítulo na história da música. "Rock Around the Clock" abriu portas para esta revolução e ainda hoje merece reverência nas pistas de dança.



-aah vai, que não conhece essa música? adoro essa, queria viver nessa época só pra dança essa música com vestidos eum boyzinho de jaqueta de couro preta e <3

Like a Rolling Stone – Bob Dylan (1965):
Um sucesso instantâneo quando foi lançada, em 1965, "Like a Rolling Stone" é considerada a música-símbolo do movimento de contracultura dos anos 60 e meados dos 70. Enquanto o rock ainda seguia o padrão de falar de temas leves, como garotas e juventude, Dylan fazia metáforas sobre problemas sociais e política. Isso numa época em que o movimento estudantil ganhava as ruas em protesto seja contra guerras, seja contra a ideologia reinante. Marcou a história da música e das ruas. A canção mereceu até o primeiro lugar em lista das melhores da história feita pela revista Rolling Stone americana com mais de 100 críticos.



Thriller – Michael Jackson (1982):
É a música que dá nome ao disco mais vendido da história (mais de 100 milhões de cópias). Só por isso, já mereceria espaço nesta lista. Mas seus louros não param por ai. É dela também um videoclipe divisor de águas na indústria do gênero, unindo roteiro, coreografia, figurino e, claro, música. Ele foi considerado o clipe mais influente da história em pesquisa feita pelo MySpace no ano passado. Thriller coroou Michael Jackson como representante do pop e um dos símbolos do imperialismo cultural americano na década de 80.


-precisa comentar alguma coisa?

Gente, e já aproveitando o embalo também queria compartilhar com vocês uma lista de músicas nacionais, nééh? não a lista das musicas que marcaram a história nacional (fico prometento essa) mas de acordo com a Bravo, essa é a lista das músicas mas BONITAS DA NOSSA TERRINHA, vamos ver então:


1. Orlando Silva - Carinhoso -Meu coração, não sei porque bate feliz quando te vê <3
2. Elis Regina & Tom Jobim - Águas de Março
3. Dorival Caymmi - João Valentão
4. João Gilberto - Chega de Saudade
5. Ary Barroso - Aquarela do Brasil -que é incrível *-*
6. Caetano Veloso - Tropicália
7. Noel Rosa - Último Desejo
8. Luiz Gonzaga - Asa Branca -acho digno :)
9. Chico Buarque - Construção
10. Roberto Carlos - Detalhes


e aí, o que acharam, beijos, @MichelliRammos ;)


Fonte:
http://www.osdezmais.com - http://super.abril.com.br
 

1 Rachaduras:

Like A Rolling Stone tinha mesmo que estyr nessa lista. É DEMAIS!!!

Agora, Construção de Chico Buarque não fantástica; ótima mesmo.

Gostei do post.

Postar um comentário