terça-feira, 16 de março de 2010

A Arte do Light Drawing

Pessoasss...
Antes de mais nada, gostaria de pedir perdão aos nossos fieis visitantes pela nossa ausência!
Confesso que, além de tempo resumido devido à volta do ano letivo, vários fatores tem impedido nossa presença aqui no blog!

Maaasss isso não é motivo para tristeza, pois toda crise serve pra que as coisas se fortaleçam! E é depois dessa crise que o blog volta com tudo! Com promessa de post todos os dias pra vocês e novos quadros, hein?!

Justificativas e pedidos de perdão feitos, voltemos ao assunto referente ao título!

Clique nas imagens para ampliá-las


O que seria Light Drawing?!


Light Drawing ou Light Painting é uma técnica fotográfica na qual as exposições são feitas com pouca luz (ou não) movendo uma fonte de luz ou a câmera durante um tempo de exposição longo, resumidamente é a arte de desenhar com luz. E como toda arte, a criatividade não tem limites, podendo variar de um pequeno traço a uma enorme figura geométrica ou formas exóticas. Há também quem faça desenhos brincando com o próprio corpo. Essa liberdade é o que dá o encantamento ao efeito. Quem sabe você já fez e até não sabe?!?


Estas imagens são conseguidas apenas com uma Câmera Reflex Digital que oferecem a capacidade de capturar imagens com até 30 segundo. Depois disto é só colocar a câmera em um tripé, conseguir algumas luzes e sair correndo ou pulando feito doido para que as imagens fiquem desta forma, fácil de fazer, mas não deixa de ser bonito. Na verdade, eu creio que a câmera não precise ser Reflex... é só tentar em casa pra ver se consegue! Confesso que ainda não tentei! Mais na frente mostrarei dicas de como fazer um Light Drawing.


Há alguns tempos atrás ess arte era tida apenas como experimental. Hoje ela já é dominada por vários profissionais que a executam com tanta perfeição que não necessitam de nenhuma edição gráfica, basta apenas apertar o botão do obturador no momento certo, com a iluminação certa e aí a fotografia é certa! O encantador de tudo isso é como uma mesma arte pode ser simples, trabalhada, espontânea, programada, improvisada e continuar fantástica!


Agora aqui vai algumas dicas dadas pelo UberFocus de como fazer o seu Light Painting.









Existem diversas maneiras de se realizar com diferentes materiais e técnicas.

Material:

- Câmera que suporte longas exposições

Aos que não sabem, essa informação básica é muito importante. Uma câmera fotográfica trabalha registrando a luz, e ela o faz controlando dois parâmetros: O diafragma (abertura – tamanho do buraco) e o obturador (exposição – tempo que o buraco fica aberto). Para fazer light painting é preciso que a câmera tenha um tempo de exposição longo/alto, deixando o obturador aberto de alguns segundos até minutos, dependendo da complexidade do desenho. Ou seja, celulares não servem. SLRs, prosumers e diversas consumers têm a opção de longa exposição, confira a sua. O ideal é mesmo uma SLR ou prosumer que tenha a opção bulb e aceite controle remoto, nesse modo a câmera fica aberta indefinidamente, quem controla o tempo é você. Se estiver com um amigo é possível usar o bulb sem o controle (segurando o botão) mas é cansativo e a câmera pode tremer bastante.

- Fonte de luz (vela, isqueiro, lanterna, flash)

- Roupas escuras










Procedimento

Idealmente light painting se faz à noite, mas também é possível fazer durante o dia desde que em um ambiente escuro onde quem controla a luz é você.

1 – Coloque sua câmera em uma posição estática e firme, de preferência usando um tripé. Se tiver um controle remoto para o modo bulb, use; senão use o timer para que sua câmera não trema.
2 – Marque o tempo de exposição e o diafragma. Deixe o diafragma bem fechado para aumentar a profundidade de campo e garantir que seu desenho sairá em foco. A câmera provavelmente irá reclamar dizendo que há pouca ou muita luz, ignore isso.
3 – Focalize o ponto central do seu desenho. Se sua câmera não tem foco manual, veja se tem a opção de travar o foco a partir de um ponto e faça isso. Foque um objeto na cena, trave e se necessário remova-o.
4 – Deixe a lente no ângulo mais aberto possível (ou usa uma lente grande angular para quem pode), pelo menos nas primeiras tentativas, assim não corre o risco de desenhar pra fora do quadro. Observe bem o quadro da foto, saiba onde são os limites para não ultrapassar na hora de desenhar e perder sua obra de arte.
5 – Apague as luzes (se houver alguma acesa).
6 – Clique e corra para desenhar (se você estiver fazendo com mais alguém, não precisa correr).

No começo é difícil, os desenhos ficarão super toscos e desproporcionais, e quedas podem ocorrer já que você estará trabalhando no escuro. Inicialmente algumas fotos podem sair muito escuras ou muito claras, faça testes com o obturador e o diafragma para encontrar uma boa relação que não comprometa seu tempo de desenho ou seu foco. Escrevo isso presumindo a utilização de câmeras digitais, você pode fazer com filme, claro, mas recomendo testar e aprender com o digital primeiro para evita

r grandes frustrações.






Lighpainting com cenário

Se você estiver desenhando na cidade e/ou for uma noite de lua cheia, mesmo que pareça escuro aos olhos, haverá entrada de luz nas fotos. Fique atento a isso, especialmente nos detalhes que podem interferir com o desenho ou fazer você aparecer demais. O ideal é tentar usar o cenário a seu favor. O interessante de deixar o cenário entrar na brincadeira é que o light painting parece m

ais autêntico e menos trucagem do que apenas desenhos flutuando num fundo preto.








Nos exemplos abaixo eu estava no campo e era Lua Nova, ou seja, breu completo, mas mesmo assim decidi fundir o cenário aos desenhos. Para isso usei uma SLR e antes de começar medi o tempo necessário para registrar a cena iluminada. Depois de desenhar com os procedimentos acima acendi a luz e saí do cenário. Deixei a câmera aberta o tempo necessário (no caso 20s) e fechei.











Também é possível fazer com flash, se ele der conta da cena, o meu passou por pouco nessa foto do tubarão na piscina. No caso o procedimento foi reverso em relação à luz normal. Me certifiquei que o flash dispararia logo que o obturador abrisse; e assim foi, depois do disparo corri e fiz o desenho normalmente. Não recomendo o disparo de flash logo antes do obturador fechar (rear-curtain) quando não se está usando o bulb, pois você pode acabar tomando um flash na cara no meio do desenho e sair na foto, estragando tudo.










Modelando com luz

Você também pode brincar com a luz e flash para modelar elementos na cena de maneiras diferentes.







Camera Painting

Mesmo sem querer, todos já fizemos isso. Ao invés de deixar a câmera parada, use-a para criar o desenho com as luzes à sua volta. Muitas vezes nada será compreensível, mas é possível criar padrões muito bonitos e que rendem ótimos wallpapers.










Tá aí galera.... espero que tenham gostado do post... e só pra constar: no meio das pesquisas eu achei um Flickr com vários Lights Drawing. lichtfaktot.

Quebrado por Eric Jones

8 Rachaduras:

É realmente muito massa isso! Eu já tinha visto, mas nada tão elaborado assim....
gostei muito do post Eric, congratulations!! hauauah

Realmente meus parabéns Negão o/\o

Esse post sobre Light Drawing foi fabuloso! Me deu até vontade de tentar....haushausuahsuahus

Apesar das crises VIVA O QUEBRANDO O ÓCIO |o|

ei!
oh!
amigo!
-suhahsuas
adooorei o post
mas posts sore fotografias taN gaNtoN;**

caaaraba, muito bacana :)
orgulhosa de vc amigo, quando tu for fazer
me avisa taaah? ;) assim, eu como química ñ
quero nem tentar, maaais, como o publicitario
aq vai virar exper em fotografias, vai ficar
devendo aq fotos 'proprias' ... ;)
post massa, vlw =D

ameeei demais o post.. to super afim de tentar!!
apesar de achar que eu jah tenho unas fotos assim.
claro que nada com essa qualidade e técnica..
mas acho que dá pra chegar láá..
e com as aulas de fotografias, eu vou longe.. 'kkkkk

aaah..
e parabéns pelo post Eric *-*
ficou realmente muito bom!

cara, eu tinha descoberto isso sozinho com minha camera, nem sabia q isso ja existia o/

Postar um comentário