segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Once Upon A Time, Grimm e os Contos de Fadas.

Olá, pessoas.

Estou de volta pra falar com vocês sobre duas séries que têm dado o que falar ultimamente: Once Upon A Time e Grimm. O que me levou a escrever sobre elas é a história-base em que elas se sustentam: Contos de Fadas. Se você conhece as histórias de Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Os Três Porquinhos e toda essa turma é bom você rever seus conceitos porque pode ser nada disso do que vemos por aí no mundo fantasioso dos desenhos animados.

Para saber mais como os Contos de Fadas inspiram essas séries, vamos falar mais delas separadamente, afinal cada uma tem uma abordagem bastante diferente acerca do assunto.

Once Upon A Time



Sinopse: A série é livremente inspirada no clássico conto de fadas, exceto que se passa nos dias de hoje, daí seu nome. As histórias contêm a chave do mistério que envolve uma mulher e seu filho que ela deu para adoção dez anos antes em uma cidade chamada Storybrook, Maine em New England. Essa cidade é, na verdade, um mundo paralelo no qual personagens de contos de fadas são pessoas normais e não se lembram de sua verdadeira identidade.
Elenco: Ginnifer Goodwin como  Branca de Neve, Jennifer Morrison como Emma Swan, Lana Parrilla como Rainha Má, Josh Dallas como o Príncipe Encantado e Robert Carlyle como Rumpelstiltskin.

Sim, os personagens saíram do mundo encantado para o mundo real devido a uma maldição da Rainha Má, madrasta da Branca de Neve. Repare que viver no mundo real é uma maldição (as coisas tão boas por aqui, né?), mas tudo isso com o acréscimo de que ninguém se lembra de quem era no seu mundo. Então você encontra o Grilo Falante como um psicólogo, as Fadas Madrinhas como freiras e Branca de Neve como professora. Mas deixando de lado a sinopse, vamos à análise.

Só o fato de abordar de outra maneira os Contos de Fada populares já dão a Once Upon A Time uma ótima premissa e geram um ótima expectativa para o telespectador.


Pontos Positivos: Preciso destacar o time de atores da série que dão um show de atuação, com destaque a Robert Carlyle como o Rumpeslstilskin e seus cacoetes, e também os efeitos visuais e a direção cenográfica. Mas acredito que o ápice da série se atinge na forma como eles entrelaçam as histórias dos personagens, como o episódio Red Handed, que aborda a história da Chapeuzinho Vermelho de um jeito que ninguém jamais imaginou (um dos melhores episódios pra mim), e Hat Trick, que conta como o Chapeleiro Maluco (Alice no País das Maravilhas) participou da história da Branca de Neve.
Pontos Negativos: No meado da primeira temporada vejo a série ficar um pouco cansativa, deixando mais de lado o enredo e o mistério principal da maldição e mostrando sempre o "True Love", acho que você essa palavra umas 15 vezes por episódio. Confesso que não sou muito de melodramas e por isso acho que esse foi o que mais me fez pensar em desistir da série.

Grimm

Sinopse: Lembra dos contos de fadas que seus pais contavam quando você era criança? Aqueles contos não eram meras alegorias, eram avisos. Nick Burkhardt (David Giuntoli) achou que estava preparado para a realidade de trabalhar como detetive policial até ele começar a ver coisas inexplicáveis. Tudo fica ainda mais complicado quando ele descobre ser um dos últimos descendentes de um grupo de caçadores sobrenaturais chamados "Grimms".
Elenco: David Giuntoli como Nick Burkhardt, Bitsie Tulloch como Juliette Silverton, Russel Hornsby como Hank Griffin, Silas Weir Mitchell como Monroe e Sasha Roiz como Capitão Sean Renard.

Diferentemente da primeira série apresentada, os personagens aqui não são nada encantados. Como o próprio nome diz, a série é baseada nos contos dos Irmãos Grimms, famosos por registrarem fábulas, contos e lendas da antiguidade, só que com uma diferença, essas não são estórias, são histórias. Ao invés do Lobo Mau você encontra aqui um Blutbad, além de diversos outros monstros que foram transformados em personagens infantis, mas que de infantis não tem nada.

Grimm segue em clima de drama policial, com alguns casos isolados por episódio, mas que também conseguem desenvolver uma trama principal por trás de tudo (quem assistiu às primeiras temporadas de Supernatural sabe bem do que se trata).

Pontos Positivos: Gosto da série pela história policial e pelo mistério em todos os episódios, seja com o caso específico ou com o trama da série toda. Assim como OUAT também preciso destacar a atuação de alguém, e dessa vez quem leva é o Silas Weir Mitchell que interpreta o cômico e leal Monroe. Também ressalto o enredo da série e como eles aproveitam não o personagem, mas a raça a que pertence (já que o Lobo Mau não é exatamente o Lobo Mau e sim um Blutbad).
Pontos Negativos: A série peca inicialmente pelos seus efeitos visuais quando se trada da caracterização dos monstros. Confesso que isso me incomodava mais no início da série, mas observei que tem melhorado bastante com o decorrer da série. Outro que observei, mas que também tem melhorado é a atuação do protagonista David Giuntoli.


É interessante ver como de um fator comum duas séries podem se tornar distintas e interessantes. Eu tenho minha preferência por se encaixar mais no meu estilo, Grimm, mas também continuo assistindo Once Upon A Time na esperança de que se torne mais interessante e que tenha algo mais além do "True Love". Mas agora que você já está apresentado a essas duas séries, escolha a sua preferida e comece a assistir, ou simplesmente assista as duas ou não assista nenhuma e vá ler um livro. =D

Quebrado por Eric Jones Leuthier

4 Rachaduras:

Assisti os primeiros episódios e OUAT e dei reverte. Confesso que não gosto muito desse lance de contos de fadas em seriados. Gostei mais de Grimm. Nunca assisti e fiquei com curiosidade. Já vou baixar o piloto e vê no que dá.

Amei o post negão! Super curti e compartilho!

Já comigo foi exatamente o contrário Camila, eu não curti Grimm, e tô surtando com OUAT.

Mila, eu comecei Once na esperança de que a trama fosse sair da premissa de "Amor Verdadeiro" pra ficar algo com mais ação e talz, o que não aconteceu. Agora na segunda temporada eu espero que melhore porque o "reverte" já tá na ponta do dedo.

E o que faz falta em OUAT eu consigo encontrar em Grimm. Se quiser eu tenho toda a primeira temporada e os ep. da segunta temporada comigo. Posso te passar. ;)

Opa, me passa sim! Fiquei curiosa agora ;)

Postar um comentário