Desde que "O Espetacular Homem-Aranha" foi lançado, escuto certos burburinhos de pessoas que não conhecem os quadrinhos, ou assistiram aos três últimos filmes do Sam Raimi (que são filmes totalmente diferentes e sem nenhuma ligação), se perguntarem quando vêem os cartazes ou até depois de assistir ao longa: "Mas essa daí é a Mary Jane? Ela não é ruiva?", "Onde foi parar a MJ? Por quê ela não aparece nesse filme?"
Foi então que, para sanar todas as dúvidas e mostrar pra você que a personagem da Emma Stone é tão importante (se não for mais) quanto a Mary Jane da Kirsten Dunst, que eu separei cinco razões para mostrar que a Gwen Stacy definitivamente NÃO É a MJ loira como muitos estão dizendo quando saem das salas do cinema. E é claro pra você que ainda não assistiu ao filme, ficar por dentro ;D
Vamos para as cinco razões? GOO!!!
#5. Primeiro amor a gente nunca esquece
Gwendolyn Stacy é a Gwen que os fãs conhecem e Gwendy para o aracnídeo. Foi uma das primeiras e principais personagens a serem inseridos nas hqs do aranha e rapidamente ganhou o seu lugar definitivo nas páginas do gibi.
Sabe aquela primeira paixão ou amor? Daquelas que você nunca e jamais vai se esquecer? De ficar na sua cabeça até o seu ultimo suspiro nessa terra? (Tá tô exagerando). Mas é disso mesmo que eu estou falando e talvez, sem exageros. Até hoje, Peter se lembra com carinho de sua primeira namorada e isso nós vemos quase sempre nas hqs atuais, de lembranças passadas ou pensamentos em flash back. Ela faz parte da era clássica do Homem-Aranha. Essa Era que jamais vai ser substituída: a dos anos 60. E graças ao Mark Webb (diretor do novo Homem-Aranha), temos aqui uma Gwen verdadeira e não a que foi mostrada no filme anterior.
|
Versão da Gwen feita pela atriz Bryce Dallas Howard em Homem-Aranha 3 |
#4. Gwen é completamente diferente da MJ
A diferença não vem apenas na coloração dos cabelos das duas namoradinhas do Aranha. Gwen sempre foi considerada pelos fãs como sendo muito mais interessante que a ruiva preferida do Peter. Muito mais sossegada e inteligente do que a superficial e baladeira Mary Jane. Gostava de ciência e não ficava voando quando começava a conversar sobre coisas científicas.
Gwen Stacy no começo nunca foi com a cara do nerd Peter. Metida a ser a garota mais popular e inteligente do colégio, sempre implicava com o coitado. Mas tudo isso era apenas uma capa para disfarçar o que ela realmente sentia pelo jovem cientista. Porém ao contrário do que é mostrado no último filme, ela nunca soube da identidade secreta do herói e isso foi um dos principais fatores das idas e vindas do relacionamento dos dois.
#3. A popularidade nas Hqs
Fato consumado por todos que leem revistas em quadrinhos é uma só: Gwen teve tanta influencia na vida do Aranha quanto tio Ben. Motivo de toda essa adoração? A sua trágica morte que será um dos próximos motivos que irei citar.
Hoje em dia ainda se debate como seria a vida do Parker se a Gwen ainda estivesse viva. Prova disso é que vai e vem sempre se é abordado esse tipo de pergunta entre os leitores da Marvel. Um grande exemplo é a história "What If...?" #24 que nos é apresentando "O Que Aconteceria Se Gwen Stacy Não Tivesse Morrido".
Todos perguntam o motivo pelo qual a "Casa das Idéias" nunca ressuscitou o personagem como sempre fazem com muitos. Mas até hoje o nome dela fica imaculado apenas na memória da editora e na dos fãs, que vê na primeira namorada do Homem-Aranha uma peça fundamental para o amadurecimento do herói.
#4. A sua polêmica morte
Uma das coisas que mais odeio tanto em livros como em gibis, são as mortes dos seus personagens principais. "A Noite Em Que Gwen Stacy Morreu" é uma das histórias mais admiráveis e comentadas entre os fãs do aracnídeo. Principalmente o motivo dela ter morrido que não foi tão bem explicado nos quadrinhos.
Peter já estava a muito tempo em seu relacionamento ioiô com a Gwen e apesar do vai e vem, eles sempre se reconciliavam e era quase inevitável um casamento a seguir. Mas não era esse o destino que a Marvel tinha para a loirinha. Na tão famosa "The Amazing Spider-Man #121", Temos enfim a comovente história "A Noite Em Que Gwen Stacy Morreu" título esse que apenas foi mostrado na reta final da revista, mostrando o Aranha desolado segurando o corpo já sem vida dela.
Nas páginas vemos o Norman Osborn voltando com a sua identidade de vilão Duende Verde e sequestrando a Gwen e a levando até a Ponte George Washington, onde o fato mais lamentável acontece. O Homem-Aranha não consegue pegá-la a tempo de vê-la caindo. Mas antes ele consegue segurá-la com sua teia. Aí que está a grande polêmica. Até hoje não se sabe realmente o motivo de sua morte. Se foi a adrenalina da queda, se antes ela já estava morta, ou se foi o pescoço quebrado pelo solavanco da teia tentando a segurar. Apesar dessa ultima versão ser a mais divulgada. Mas fato é que nos quadrinhos não deixa nada explicito realmente. Cabe a imaginação do leitor adivinhar.
#5. O Simbolismo por trás da personagem
Os anos 70 para os quadrinhos do herói foi marcado por mudanças. Temos a entrada do uso de drogas (Harry Osborn usando LSD), seis braços no Aranha e mudanças de sua equipe de criação. Stan Lee (criador dos personagens) já estava de fora de muita coisa e dizem até hoje que ele não foi comunicado das grandes mudanças e principalmente da morte de uma das mais queridas dos quadrinhos da época.
Gwen era a namoradinha de todos os leitores do herói. Eles amavam ver os encontros e desencontros do relacionamento deles. Mas chega uma hora que não dá mais. Já estava desgastado e a entrada do jovem roteirista Gerry Conway que tinha 19 anos fez com que tudo mudasse na vida do aracnídeo. Gerry como todo jovem que se prese queria abalar de vez e causar impacto. E foi o que ele fez. Matou sem dó e piedade a adorada Gwen Stacy.
Mas qual o significado ou simbolismo disso tudo?
A sua morte foi um estágio de mudanças nas principais revistas de super-heróis não apenas da Marvel como nos EUA. O chamado período de trevas dos heróis havia se iniciado. Não era comum ver o herói principal perdendo uma luta, não conseguindo salvar uma vida e principalmente da pessoa que ele mais amava. Isso chocou na época. A nova fase mais madura das HQs havia começado. Nessa época não era comum como hoje existir grandes sagas que durassem mais de 1 ano nas revistas. Tudo era resolvido no máximo em duas edições. E a morte da Gwen causou tanto impacto justamente por se tratar de um evento definitivo. Sem volta. Ela é comparada com grandes mortes, como a dos pais de Bruce Wayne e o assassinato de Tio Ben.
Foi a partir daí que Mary Jane começa a criar laços com Peter. A partir do amadurecimento e mudança do Homem-Aranha.
Aqui foram os minhas 5 razões pra você não encarar a loira Gwen como sendo a ruiva Mary Jane. As duas tem suas histórias e individualismo. Para mim a primeira namorada do Aranha será eterna. E com certeza irei chorar quando ela morrer no próximo filme: "Estou empolgada pra me ver caindo da ponte (risos)" diz Emma Stone "É um momento importante e fazer parte disso é muito gratificante". Certo. Nem quero pensar nisso agora. A única coisa que temos que fazer é esperar pra ver ;D